Buscar
  • Nicholas Kluge

AI & Arte: criando paisagens fotorealistas a partir de rabiscos com NVIDIA GauGAN2




Arte de Inteligência Artificial refere-se a quando "obras de arte" são criadas com o auxílio de inteligência artificial. Para este fim, muitas destas obras são geradas por GANs (Generative Adversarial Network), um tipo de modelo de aprendizagem de máquina proposto por Ian Goodfellow e colaboradores.


GANs são utilizadas para gerar dados sintéticos. Para isso, dois modelos competem um com o outro (i.e., o gerador e o discriminador), onde o modelo gerador busca criar dados a partir do espaço latente de uma distribuição apreendida, e o modelo discriminador busca inferir se o dado gerado é artificial ou natural. O objetivo do gerador é enganar o discriminador, que treina indiretamente o gerador. Com treinamento, ambos os modelos se tornam mais proficientes em suas respectivas tarefas (i.e., forjar dados e discernir dados sintéticos de dados naturais). Após treinamento, nós temos em nossas mãos um modelo gerador capaz de criar dados (e.g., imagens) extremamente realistas.


Quer tentar por você mesmo?


A equipe de pesquisa em IA da NVIDIA recentemente lançou uma demo do seu novo modelo, GauGAN2, que é basicamente o estado-da-arte em GANs para criação de imagens.


O modelo permite que você transforme "rabiscos" (do tipo que você já deve ter feito no Paint do Windows) em imagens extremamente realistas de paisagens. Isso permite que vocês, em alguns minutos, gere imagens de paisagens que até então viviam apenas na sua imaginação. Vejamos alguns exemplos:


Input (Desenho):



Output (Imagem):



Input (Desenho):



Output (Imagem):



GauGAN2 é um modelo multimodal, o que permite também que imagens sejam criadas a partir de comandos em texto.


Input ("A forest with snow falling on the trees"):



Interessado? Acesse este link e se divirta!


Neste link, você pode ver um tutorial de como utilizar a demo (não se intimide, é extremamente simples).


34 visualizações0 comentário