top of page

Nota Técnica Sobre Os Riscos Da Utilização De Tecnologias De Reconhecimento Facial Para Fins De Segurança Pública

No ano de 2022, a Prefeitura da cidade de Porto Alegre informou que planeja ampliar o uso de câmeras de reconhecimento facial em espaços públicos. Este tipo de tecnologia, “Facial Recognition Technology” (FRT), será utilizada para fins de segurtança pública. Contudo, quais são os riscos associados a utilização deste tipo de tecnologia, e o que você deveria saber antes de formar uma opinião sobre o assunto?

 

Neste documento, intitulado, “Nota Técnica: Riscos Da Utilização De Tecnologias De Reconhecimento Facial Para Fins De Segurança Pública”, pesquisadores da AI Robotics Ethics Society (AIRES) e da Rede de Inteligência Artificial Ética e Segura (RAIES) apresentam argumentos de âmbito técnico (no que diz respeito a tecnologia), jurídico (no que diz respeito a legalidade de FRTs) e ético (no que diz respeito aos problemas éticos que enfrentamos ao utilizar FRTs).

 

Esperamos que nosso trabalho possa ser utilizado para informar a discussão a respeito da utilização de FRTs para fins de segurança pública.

​

​

A nota completa pode ser acessada no link abaixo.

bottom of page