A MISSÃO AIRES

A AIRES na PUCRS está empenhada em promover e aprimorar a Missão AIRES. Nossa missão é focar na educação dos líderes da IA de amanhã em princípios éticos, para assegurar que a IA seja criada de forma ética e responsável.

À medida que a tecnologia avança a um ritmo exponencial, é imperativo que comecemos a pensar em como a IA irá interagir e impactar a sociedade em diferentes facetas da vida diária, com o foco na implicação ética e sua implementação dentro dos sistemas de IA.

Notavelmente, o desenvolvimento e envolvimento na ética da IA por estudantes e profissionais tem sido relativamente incipiente. É de suma importância regular a IA através da lente da discussão e implementação ética, dado que no cenário de rápido desenvolvimento em que vivemos, a IA já permeia nossas vidas diárias em vários aspectos.

Como tal, a AI Robotics Ethics Society foi fundada em 2018, na UCLA (EUA, Los Angeles), por Aaron Hui, com o objetivo de se promover a conscientização e a importância da implementação e regulamentação ética da AI. A AIRES é hoje uma organização sem fins lucrativos com capítulos em universidade como USC (University of Southern California), Caltech (California Institute of Technology), Stanford University, Cornell University, Brown University e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil).

Diretoria

Imagem do Presidente da AIRES na PUCRS

Presidente

Nicholas Kluge é mestre em engenharia elétrica e doutorando em Filosofia pela PUCRS. Sua pesquisa atual lida com Aprendizagem de Máquina, Ética da Inteligência Artificial e o Problema de Alinhamento.

 

Ele gosta de escrever, estudar, andar de skate e jogar D&D (Nicholas pensa que anões são muita mais legais do que elfos).

Você pode encontrar seu trabalho por esse link.

Imagem do Vice presidente da AIRES na PUCRS

Vice-Presidente

Diogo Fernando Massmann é Mestre em Ciências Cognitivas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Campus Marília, (Unesp), e estudante de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PUCRS).

 

Seus interesses de pesquisa envolvem a questão da Função da Consciência (tema de sua tese de doutorado), tomada de decisão
e livre arbítrio, neuroética e neuromarketing.

Imagem da Vice presidente da AIRES na PUCRS

Vice-Presidente

Lara Sosa Márquez é Mestra em Ciências Sociais, e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com período de doutorado-sanduíche na Goethe-Universität Frankfurt am Main.

 

Ela é Bacharela em Relações Internacionais pela Faculdade América Latina. Lara também é pesquisadora do Grupo de Estudos em Emancipação e Cidadania (PUCRS), do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Migrações (NEPEMIGRA), e membra ativa do Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados (GAIRE/UFRGS).

Imagem da Diretora de Marketing da AIRES na PUCRS

Diretora de Marketing

Carolina Del Pino é graduanda em psicologia pela PUCRS. É auxiliar no periódico Veritas e auxiliar de pesquisa na área das terapias cognitivo-comportamentais.

 

Gosta de ler, escrever, assistir sitcoms e, sobretudo, cantar. Carolina acredita que nenhuma série superará The Big Bang Theory.

Imagem do Diretor Financeiro da AIRES na PUCRS

Diretor Financeiro

Guilherme Camargo tem uma formação interdisciplinar: três graduações - em Economia (Unicamp), História (UFRGS) e Direito (PUCRS). Também cursou o mestrado em História (UFRGS) e agora em Filosofia (PUCRS).

 

Sua pesquisa atual trata da possibilidade de implementação das cortes digitais (algoritmos que julgam processos jurídicos e poderiam substituir juízes humanos).

 

Guilherme é também pai da Olivia e Catarina, que frequentemente propõem questões metafísicas aporéticas bem na hora de dormir.

Imagem da Secretária da AIRES na PUCRS

Secretária

Camila Galvão é advogada especialista em Direito Tributário (IBET/RS) e atualmente lidera mais de 120 funcionários a frente do escritório que é sócia, na área de legal process outsourcing (LPO).

 

É mestranda em Direito, CT&I na PUCRS e sua pesquisa atual lida com os aspectos jurídicos e sociais da utilização de Inteligência Artificial.

 

Uma curiosa nata, adora questionar o mundo e aprender coisas novas!

Imagem do Secretário AIRES na PUCRS

Secretário

Rodrigo Mambrini S. Barbosa é advogado, especialista em Direito Empresarial e mestrando em Direito pela PUCRS. Tem interesse em Inteligência Artificial e Propriedade Intelectual.

 

Sua pesquisa atual é sobre responsabilidade civil médica por erro de diagnóstico realizado com auxílio de Inteligência Artificial. Gosta de esportes e filmes.

Conselho Consultivo

Imagem do Conselheiro

Nythamar Fernandes de Oliveira é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Brasil, Pesquisador do Conselho Nacional (CNPq, desde 1995), Professor Visitante da Universidade de Toledo, Ohio (desde 2007), e Coordenador da Área de Avaliação de Filosofia da Agência Federal Brasileira de Apoio e Avaliação de Pós-Graduação (CAPES, 2018-22).

 

Após obter o doutorado em Filosofia (State University of New York, 1994), Nita de Oliveira realizou pesquisas de pós-doutorado na New School for Social Research (1997-98), London School of Economics (2004-05), Universität Kassel (2005, 2012), University of Toledo, Ohio (2007-08) e University of Miami (2014-15).

Foi professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1994-99) e foi colega de pesquisa da Alexander von Humboldt Stiftung (2004-05, 2012).

Imagem do Conselheiro

Gabrielle Bezerra Sales Sarlet é graduada e mestre em Direito pela Univerisdade Federal do Ceará-UFC. Doutora em Direito pela Universidade de Augsburg-Alemanha com tese validada pelo PPGD-UFRGS. Pós-doutorado em Direito pela Universidade de Hamburgo-Alemanha e igualmente pela PUCRS.

 

Pesquisadora visitante e bolsista do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht - Hamburg-Alemanha (2018), Professora do curso de Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito na PUCRS. Professora visitante e pesquisadora no Lehrstuhl für Bürgerliches Recht, Arbeits - und Handelsrecht sowie Techtsphilosophie - Universidade de Augsburg - Alemanha.

Coordenadora do núcleo de estudos e pesquisas em Direito e Literatura na Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul (AJURIS).

 

Integrante do grupo de estudos e pesquisas em Direitos Fundamentais do PPGD da PUCRS e do Grupo de Pesquisa em governança, cooperativa, compliance, e proteção de dados vinculado ao CNPQ e homologado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP. Especialista em Neurociências e Ciências do Comportamento na PUCRS.

Imagem do Conselheiro

Paulo Caliendo é Doutor em Direito pela PUCSP e Doutor em Filosofia pela PUCRS. Sua pesquisa atual lida com Ética da Inteligência Artificial e o Problema dos Agentes Morais Artificiais.

 

Ele gosta de escrever, pesquisar, praticar esportes e estudar sobre Criptoativos (Paulo pensa que criptos são divertidos).

Imagem do Conselheiro

James William tem mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela PUCRS com período de sanduíche na Universidade de Syracuse, no Estado de Nova Iorque. É especialista em Ciências Penais pela PUCRS.

 

Foi bolsista da CAPES em nível de mestrado e doutorado. É integrante do grupo de pesquisa Emancipação e Cidadania. Sua pesquisa atual lida com genealogia, teoria crítica e os desafios normativos e sociopolíticos no caminho para a emancipação.

Imagem do Conselheiro

Prof. Dr. Nelson Costa Fossatti é graduado em Engenharia de Comunicações, Pós-graduado em Comunicação de Dados, doutor em Comunicação na esfera pública pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestre laureado pela Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS), e doutor/mestre em Filosofia pela PUCRS.

 

Atualmente, Prof. Fossatti está realizando um pós-doc na PUCRS sobre Ética da Inteligência Artificial.

Imagem do Conselheiro

Rodrigo Leal é o atual coordenador do NAVI, Hub de IA e Ciência de Dados do Tecnopuc/PUCRS. Com mestrado pela UFRGS em Ciência da Computação, Rodrigo tem uma carreira como empreendedor em negócios de base tecnológica.

 

Ele também é sócio-fundador da Wisidea Ventures, empresa de participações em Startups.

Imagem do Conselheiro

Prof. Dra. Camila Barbosa é Mestre e Doutora em Filosofia pela PUCRS, Bacharela em Relações Internacionais pela Unilasalle.

 

Sua pesquisa atual envolve Ética e Filosofia Política, Gênero e Sexualidade, e teorias das Relações Internacionais. Ela gosta de pesquisar, de cachorros, de verificar fatos aleatórias no google e cozinhar.

Imagem do Conselheiro

Prof. Dr. Jair Tauchen realiza estágio pós-doutoral na PUCRS (Bolsista CAPES/PNPD, 2018). Ele possui graduação em Ciências Religiosas pela PUCRS (1987), bacharelado em Teologia pela PUCRS (2017), Especialização em Gestão Estratégia do Varejo pelo programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de administração do Departamento de Administração da FEA/USP (2006), Especialização em filosofia, Filosofia e Sociedade na PUCRS (2013), Mestrado em Filosofia na PUCRS (2015), Doutorado sanduíche CAPES/PROBRAL na Universität Hamburg, Alemanha (2016-2017), Estágio CDEA/DAAD na Universität Bonn, Alemanha (2018), Doutorado (2018) pela PUCRS.

Imagem do Conselheiro

Edson Antônio Sousa Pontes Pinto é advogado; Professor Universitário - Católica de Rondônia; Doutorando em Direito - PUC/RS; Mestre em Direito - PUC/SP; Bacharel em Direito PUC/PR; Coordenador do Grupo Global de Direito e Tecnologia Legal Hackers (Capítulo Porto Velho); e Membro do Conselho Consultivo da AIRES - AI Robotics Ethics Society - na PUCRS.

Imagem do Conselheiro

Emil Albert Sobottka é Doutor em Sociologia e Ciência Política pela Westfälische Wilhelms-Universität (WWU) Münster (Alemanha), professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e professor no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social na PUCRS. Sua pesquisa está relacionada a direitos de cidadania, movimentos sociais, democracia, políticas públicas, participação política e teoria social.

Imagem do Conselheiro

Henrique Carlos de Oliveira de Castro, doutor em Ciência Política, professor de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor convidado em diversas universidades no exterior. Foi Secretário Geral da Sociedade Brasileira da Sociologia (SBS), é o Diretor Nacional para o Brasil da World Values Survey Association e membro do grupo Values 20 (V20), relacionado ao G20. Coordena os grupos de pesquisa do CNPq "World Values Survey" e "Pirandello - Social Sciences and Artificial Intelligence Research Lab". É consultor da Capes para temas de internacionalização.