Buscar
  • Nicholas Kluge

Ai.ra - a Expert da AIRES




Ai.ra é um chatbot (ou chatterbot, mas também podemos dizer que Ai.ra é um processador de linguagem natural), ou seja, ela é um aplicativo de software utilizado para conduzir uma conversa de chat online via texto. Ai.ra foi concebida para simular a forma como um humano (expert) se comportaria durante uma rodada de perguntas e respostas (Q&A).


Podemos classificar este tipo de sistema (CUS - Conversation Understanding System) em “open domain systems” e “closed domain systems”. Um sistema de domínio fechado, também conhecido como domínio específico, concentra-se em um conjunto particular de tópicos e tem respostas limitadas. Por outro lado, um sistema de domínio aberto compreende (a princípio) qualquer tópico. Por exemplo, GPT-3 – o modelo de NLP produzido pela OpenAI – é capaz de "conversar sobre praticamente qualquer coisa".


Ai.ra é um chatbot de domínio fechado, então nem tente perguntar para ela qual a raiz quadrada de 25 que ela não poderá lhe ajudar (mas sua calculadora pode!). Ai.ra foi desenvolvida para fornecer definições e responder perguntas sobre tópicos relativos à inteligência artificial (IA), aprendizagem de máquina, ética da IA e segurança da IA (AI Safety), e este é o “domínio dela”.


Ai.ra possui três iterações, a primeira e segunda iteração foram treinadas por aprendizagem de máquina (utilizou-se de uma rede neural Bayesiana e uma LSTM treinadas através de aprendizagem supervisionada), enquanto que a terceira iteração fora criada a partir de regras pré-estabelecidas (n-gram analysis + dictionary search). Para sua versão LSTM, foram utilizadas as word embeddings disponibilizados pelo Repositório de Word Embeddings do NILC (Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional).


Caso você não esteja satisfeito com a performance da Ai.ra, ou gostaria de nos ajudar a melhorar as capacidades do nosso sistema, ou caso você queira reclamar de algum tipo de mensagem produzida pela Ai.ra, entre em contato com nicholas@airespucrs.org.


Ai.ra foi desenvolvida por Nicholas Kluge e Carolina Del Pino. For more information visit este repositório. Para acessar Ai.ra, acesse este link!

7 visualizações0 comentário