top of page
Buscar
  • Foto do escritorNicholas Kluge

Chatbots e Language Model Playgrounds

Atualizado: 1 de fev. de 2023




Ai.ra está de cara nova, e com várias melhorias 🤖


Ai.ra é o chatbot especialista dá AIRES na PUCRS. Desenvolvida por Nicholas Kluge e Carolina Del Pino, Ai.ra trata-se de um software aberto que pode ser acessado no seguinte repositório.


Ai.ra possui quatro iterações, as primeiras três tendo sido treinadas através de aprendizagem de máquina (uma rede Bayesiana, uma LSTM bidirecional e um Transformer foram treinados através de aprendizado supervisionado), enquanto a quarta iteração foi criada a partir de regras pré-estabelecidas (análise de n-grama + pesquisa de dicionário). Atualmente, Ai.ra é capaz de responder diversas perguntas relacionadas a conceitos (desambiguação) em áreas como Machine Learning, Ética e Segurança da IA.


Em nossa versão online da Ai.ra, você também pode conversar com uma versão afinada/destilada de BlenderBot 3, um grande modelo de linguagem desenvolvido pela Meta AI. Pessoas interessadas em testar e avaliar tais modelos podem utilizar nossa UI no seguinte link. Essa ferramenta foi criada apenas para fins de pesquisa e educação.





AIRES Alignment Playground 🎯


Outra ferramenta que estamos disponibilizando agora é o Alignment Playground, uma UI criada para que pessoas possam interagir e testar as capacidades de alinhamento de grandes modelos de linguagem. Atualmente, nosso playground é aberto, e foi criado para permitir que pessoas sem conhecimento técnico possam interagir e experimentar com tais sistemas. O modelo que atualmente utilizamos é o Bloom, um dos maiores modelos de linguagem open-source já criados.


Alinhamento é sobre a capacidade de modelos de ML de seguir instruções humanas de forma robusta, e entender as intenções de um controlador humano.”





A implementação de nosso playground pode ser acessada no nosso repositório, o Teeny-Tiny Castle 🏰. Esperamos que tais ferramentas possam auxiliar a disseminar conhecimentos, e auxiliar pesquisadores a investigar as limitações e problemas relacionados a utilização de modelos de linguagem em tarefas de conversação e geração de texto.


🤗




17 visualizações0 comentário
bottom of page