Buscar
  • Nicholas Kluge

Data, Responsibly (Vol. 1) Espelho, Espelho



Espelho, Espelho é um quadrinho científico de autoria de Falaah Arif Khan e Julia Stoyanovich.


Falaah é uma cientista/engenheira por formação e artista por natureza. Fascinada pela ideia de desenvolver aprendizagem de máquina robusta e ética, Falaah iniciou o “Machinelearnist Comics”, uma coleção de quadrinhos científicos que discursam sobre o atual cenário da Inteligência Artificial.


Já Julia é professora assistente de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Ciência de Dados na New York University (NYU). Sendo apaixonada pela ciência de dados responsável, Julia lidera o projeto “Data, Responsibly”, que oferta um curso interdisciplinar sobre ciência de dados responsável.


O quadrinho aborda, com uma linguagem acessível, temas como a acessibilidade digital e os preconceitos gerados por dados tendenciosos. De forma cômica, crítica e satírica, ele nos convida a múltiplas reflexões, fornecendo-nos diversos exemplos do funcionamento destes tipos de tecnologia.


Passagens como:


“Olhamos ao nosso redor e vemos os problemas mais difíceis que conhecemos e decidimos que, como não podemos resolvê-los, devemos, em vez disso, conseguir uma máquina para fazer isso por nós.”

E:


“Os dados por si só não podem nos dizer se são um reflexo distorcido de um mundo perfeito, ou um reflexo perfeito de um mundo distorcido, ou se estas distorções se compõem.”


Nos fornecem um pequeno vislumbre do rico e relevante conteúdo que os quadrinhos de Data, Responsibly abordam.


Mirror, Mirror (Espelho, Espelho) é educativo e feito para o público geral. Sendo assim um relevante acréssimo a literatura, introduzindo novos leitores aos desafios que encontramos ao buscar desenvolver Inteligência Artificial ética e segura.


O primeiro volume da série Data, Responsibly foi traduzido por Nicholas Kluge Corrêa e Carolina Del Pino Carvalho, e pode ser acessado no seguinte link.


Para acessar todos os volumes da série Data, Responsibly, acesse aqui!


22 visualizações0 comentário