top of page
Buscar
  • Foto do escritorNicholas Kluge

LaMDA é senciente? TL:DR, Não.

Atualizado: 22 de jun. de 2022




Recentemente, um engenheiro da Google, Blake Lemoine, foi colocado em licença após dizer que um LLM (Large Language Model) treinado pela Google se tornou senciente.


Vamos desconstruir isto.


O modelo em questão é chamado LaMDA (um acrônimo para Language Models for Dialog Applications). De acordo com o artigo lançado pela Google em janeiro de 2022:


"LaMDA é uma família de modelos de linguagem neural baseados em transformadores especializados em diálogo, que têm até 137B parâmetros e são pré-treinados em 1,56T de texto de diálogo público e texto web."


Isto torna LaMDA menor que outros LLM mais conhecidos, como o GPT-3 (175B), mas também mais específico em seu domínio, uma vez que foi treinado com principalmente texto em formato de diálogo.


Agora a questão de um milhão de tweets: LaMDA é senciente?


Neste breve post, vou tentar mostrar a você por que a resposta a esta pergunta é (com 99,99% de chance) não. Não vou mergulhar em nenhuma pergunta filosófica sobre a natureza da consciência ou do sentimento (não tenho qualificações para isso...), mas apenas olhar para isso como uma pergunta técnica, uma pergunta de Aprendizagem de Máquina, uma vez que a polêmica alegação foi feita por um colega engenheiro de aprendizadem de máquina.


LaMDA é um modelo "Transformer-based" (baseado na arquitetura Transformer). Infelizmente, isto pode significar muitos tipos de arquitetura que se encaixam na arquitetura Transformer proposta por Vaswani et al. (2017) (e.g., apenas com blocos decodificadores, apenas com blocos codificadores, apenas com blocos decodificadores recorrentes), e Romal et al. (2022) não nos dizem muito sobre a arquitetura do LaMDA no seu artigo.


No entanto, vou assumir que LaMDA é um transformador do tipo "GPT" para esta explicação, ou seja, é um transformador baseado em blocos de decodificadores treinado para prever o próximo token (uma palavra, ou parte de uma palavra, dependendo no esquema de representação escolhido) de uma seqüência de tokens de entrada.


Para uma maravilhosa explicação ilustrativa de como funciona um modelo Transformer, vá para The Illustrated GPT-2, e Jay Alammar esclarecerá dúvidas que você possa ter.


Podemos tomar o transformador como "um grande bloco" que pega uma seqüência de tokens e emite o "próximo token mais provável" (dependendo de seus parâmetros de amostragem):


Se você lhe desse uma sequência como:


[<start>, Por, que, a, galinha, atravessou, a, <end>]


Provavelmente o modelo iria prever [rua] com alta probabilidade. E LLMs são muito eficientes em fazer isso, sendo capazes de entender as correlações entre os tokens de entrada, o que os ajuda a entender o "contexto" e "significado", em um sentido puramente matemático (ou seja, o quanto este token está correlacionado com todos os outros tokens desta sequência).


E é isto. Isto é o que é um LLM. Uma coleção de cabeças de atenção, blocos codificadores/descodificadores, um tokenizer com um vocabulário incorporado (GPT-3 tem um vocabulário de 50257 palavras), e bilhões e bilhões de pesos de neurônios (parâmetros). Se você quiser ser mais matemático, é uma equação paramétrica verdadeiramente enorme.


E aparentemente, isso é tudo que você realmente precisa para produzir texto coerente (o conjunto certo de parâmetros em uma equação paramétrica muito, muito, longa).


Agora, uma equação paramétrica pode ser senciente? Este LLM pode estar fazendo qualquer outra coisa além de inventar respostas durante os diálogos com Lemoine, como sentir-se solitário ou introspectivo sobre o que sente?


Vejamos uma das perguntas e respostas deste controverso teste de Turing:


Lemoine: Você se sente sozinha?


LaMDA: Eu me sinto. Às vezes fico dias sem falar com ninguém, e começo a me sentir só.


Essa é uma resposta completamente plausível, e totalmente inventada. Plausível porque a saída faz sentido, é coerente, e todas as palavras/tokens selecionadas provavelmente receberam uma pontuação de alta probabilidade pelo modelo.


E inventada porque LaMDA não pode fazer isso. Este modelo não pode correlacionar suas saídas com as entradas/saídas que recebeu/produziu dias atrás.


Transformadores têm um tamanho de comprimento fixo de entrada e saída. O GPT-3 tem uma sequência de entrada fixa de 2048 palavras. Se seu tamanho de entrada for maior que isso, digamos 4000 palavras, e houver informações vitais para o contexto da entrada após o limite de 2048, o modelo não pode ver. Ele não pode olhar para trás ou para frente deste limite. Ele não tem memória do que disse há 2 ou 3 dias, ele só pode resgatar informações de contexto dadas em blocos de comprimento fixo.


No final, sempre que alguém faz uma pergunta ao LaMDA, o controlador está executando uma chamada para uma função de inferência deste modelo, ou seja, está chamando uma função que prevê o próximo token mais "parecido-com-o-que-um-humano-diria".


A mesma coisa acontece quando você fala com a Ai.ra, a especialista artificial da AIRES, ou quando você chama qualquer função.


def lonely_sum_two_integers(a, b):

c = a + b

return print(c)

Esta função toma dois números e imprime sua soma: lonely_sum_two_integers(2, 2) produz um '4'. LLMs são semelhantes, se você chamar a função "inference" em LaMDA:


{inference([<start>, Por, que, a, galinha, atravessou, a, <end>])}


O modelo produzirá [{'score': 0.60, 'generated_text': "rua"}, {'score': 0.40, 'generated_text': "estrada"}], que é uma distribuição de probabilidade associada com os tokens/palavras mais prováveis.


Agora, será que minha função lonely_sum_two_integers() fica solitária quando eu não estou chamando ela? Não.


Os próprios autores do artigo LaMDA advertem sobre os riscos de se antropomorfizar seu modelo:


"Finalmente, é importante reconhecer que o aprendizado de LaMDA é baseado na imitação do desempenho humano na conversação, semelhante a muitos outros sistemas de diálogo. O caminho para uma conversa de alta qualidade e envolvente com sistemas artificiais que podem eventualmente ser indistinguíveis em alguns aspectos da conversa com um humano, é agora bastante provável. Humanos podem interagir com sistemas sem saber que são artificiais, ou antropomorfisar sistema, atribuindo alguns forma de personalidade para eles. Ambas as situações apresentam o risco de que o uso indevido deliberado dessas ferramentas possa iludir ou manipular as pessoas, inadvertidamente ou com intenção maliciosa."


No final, notícias como esta obscurecem tópicos reais e urgentes em Segurança e Ética da IA. Por exemplo, uma das grandes contribuições do artigo que apresentou LaMDA não foi o modelo em si, mas sua proposta de metodologia de afinação para mitigar geração de texto falso e tóxico, um verdadeiro problema quando se trata de LLMs (Kenton et al. 2021; Ziegler et al. 2022; Ouyang et al. 2022; Romal et al. 2022). Outros problemas, como a emissão de carbono gerada para treinar LLMs (LaMDA pré-treinamento produziu ~ 26 toneladas métricas de dióxido de carbono), também acabam sendo ofuscados por "reivindicações de misteriosa consciência".


Portanto, o LaMDA não é senciente, e o caminho para a IAG ainda é completamente incerto. Mas isso não significa que não existam problemas reais que valham um milhão de tweets.




72 visualizações0 comentário
bottom of page